RECICLANDO COISAS (IN)ÚTEIS DO SEU DIA A DIA


Acabei de ver e ler uma propaganda de absorventes e fiquei a pensar. Sim, propaganda de absorventes, são muito interessantes… Mostrava a foto de uma jovem e linda mulher numa festa. Ou você já viu alguma propaganda, seja do que for, com pessoas feias? Nem os feios gostam de propagandas com feios…

A tal propaganda trazia em destaque a seguinte frase:

Confiança te deixa mais bonita de dia e de noite.

Acho que ninguém discute, confiança, de fato, nos faz pisar com segurança em qualquer chão. Mas espere um pouco, existe alguém que seja mesmo assim tão seguro, segura? Sim e não. Sim, há os que se sentem mais soltos, seja qual for o ambiente, um pouco mais soltos. Fora dos farsantes do desespero, os que fingem ser desinibidos e feliz, os competentes sentem-se assim, mais confiantes que os outros. Faz parte da boa imagem, faz parte da vida educada sentir-se um pouco inseguro, afinal, ninguém se garante muito em tudo. Sim, mas além de um bom “absorvente”, será mesmo que ninguém se pode sentir um pouco mais confortável, seguro? Claro que sim. Não é a beleza do corpo físico que nos empresta segurança, não são as roupas, o sobrenome, o carrão lá fora, nada…

O que nos traz um pouco mais de segurança, como sinônimo de sentir-se razoavelmente bem entre pessoas conhecidas e desconhecidas, é saber-se competente em alguma coisa. Seja no que for. O Pelé vai morrer de velho sentindo-se bem, seguro, ao entrar em qualquer salão, ele entrará sempre no trono de ser o melhor do mundo. No futebol. Podia ser em palavras cruzadas, não importa. O que nos dá segurança, ou um pouquinho mais de leveza entre pessoas, é o “poder” de alguma graça especial. Mas essa graça não pode depender de algo externo, algo externo se pode comprar ou perder. Todos nós somos, ao nascer, como que uma sala de negócios, vazia. A sala ficará à disposição para a instalação de um algum futuro empreendimento, seja ele qual for.

Um sujeito poderá aproveitar essa “sala” para iniciar uma multinacional ou uma lojinha sem muito futuro. Tudo vai depender das ambições, da disciplina, dos esforços continuados, das metas, enfim, de quem estiver ocupando a tal “sala”… Sentir-se bem, seguro, confiante, pode ser uma felicidade de qualquer pessoa, não depende de “absorventes”, depende da mente. Mente ocupada e rica, rica de algo que possa ser invejado. Ser invejado traz segurança.